terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ação (finanças)

Ação (finanças)

Edifício da Bolsa de Valores de Bruxelas (Bélgica), onde se comercializam ações.
Quando abrem uma empresa, seus donos aportam um investimento que forma o capital social, ou seja, o patrimônio dessa companhia. Esse dinheiro compra máquinas, aluga e equipa instalações, paga funcionários - enfim, faz o negócio andar. O capital social, assim, é a própria empresa. A empresa aberta, ou pública, tem seu capital social dividido em pequenas parcelas chamadas ações. Ação (português brasileiro) ou Acção (português europeu) é uma unidade de títulos emitidos por sociedades anônimas, mais conhecida como Ações (ou Acções). Representam a menor fração do Capital Social destas empresas, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais. Quando emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão.
Como a negociação é diária, o preço das ações (ou "papéis") flutua: se há muitos compradores, o preço tende a subir; do contrário, ou seja, quando hé muitos investidores vendendo essas ações, o preço cai. É a célebre lei da oferta e da procura.
Segundo Peter Lynch, famoso gestor de fundos nos Estados Unidos, a companhia aberta é a instituição mais democrática do mundo: não importam raça, sexo, religião ou nacionalidade, qualquer um pode tornar-se sócio de uma empresa de capital aberto, por meio da compra de ações. "É um exemplo da verdadeira igualdade de oportunidade", elogia Lynch.
De certa forma, o mercado de ações concretiza o sonho de muita gente que almeja o próprio negócio, mas não tem capital ou condições para ir adiante. Mesmo com pouco dinheiro, podem-se fazer excelentes negócios comprando ações de grandes empresas.
O investidor torna-se sócio da empresa da qual adquiriu ações e os poderes a ele atribuídos são limitados pelo tipo de ação que comprou e também pela quantidade de ações que possui.

Tipos de ações:

Existem dois tipos de ação:
Ordinárias Nominativas (ON)
- Ação que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa. Confere a seu titular o direito de voto em assembléia. Não dão direito preferencial a dividendos

Preferenciais Nominativas (PN) - Ação que oferece a seu detentor prioridades no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral não concede direito a voto em assembléia. Podem existir em uma mesma empresa mais de um tipo de ações PN, geralmente denominadas PNA e PNB.
Uma Ação endossável é uma ação nominativa que pode ser transferida mediante simples endosso no verso.

De acordo com o tipo de registro podem ser classificadas como:
Nominativas : Cautela ou certificado que apresenta o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação do termo, em livro próprio da sociedade emitente e identificada pelo acionista.

Escriturais : não são representadas por cautela ou certificado. Funciona como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas. Não há movimentação física de documentos. As ações negociadas no Brasil na Bovespa e no mercado de balcão organizado são deste tipo.

Ao portador : Sem identificação de propriedade. São de quem apresentar as ações. Desde 1990 o Brasil não possui mais ações dessa forma, como forma de coibir o uso desses papéis na lavagem de dinheiro.

Pela liquidez do papel:
Primeira linha ou blue chips
: grande volume negociado, grande número de vendedores e compradores;
Segunda linha : ações menos negociadas.
Pelo tipo de mercado que são vendidos:

Lote padrão:
Mercado fracionário

Investimentos permanentes e Investimentos Temporários
As ações emitidas pelas companhias abertas podem ser convertidas em dinheiro a qualquer momento (desde que haja procura no mercado), por intermédio de uma Sociedade Corretora, através da negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão. No Brasil, contabilmente os custos de investimentos em ações no qual não haja a intenção de permanência (Ativo Permanente), deverão ser classificados no Ativo Realizável (Investimentos Temporários). Dessa forma, o fato de poderem ser convertidas em dinheiro a qualquer momento não as habilita para figurarem no grupo do Ativo Disponivel (ou Disponibilidades) do Balanço em função do caráter de investimento de alto risco.
Em um investimento temporário ou de risco, a liquidez de cada ação dependerá da lei de oferta e procura, que no mercado acionário está intimamente ligada ao momento presente da companhia e do cenário global. As principais influências nos preços são: aquisições, vendas e fusões de companhias, sendo no entanto, comum a oscilação de preço devido a, até mesmo, fenômenos climáticos ou geopolíticos, especialmente em empresas petrolíferas e mineradoras.

Nenhum comentário: