terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Jaguar e Porsche lançam modelos a diesel

Jaguar e Porsche lançam modelos a diesel



a Porsche iniciou a produção de seu primeiro veículo a diesel. Trata-se do utilitário esportivo Cayenne, produzido na planta de Leipzig e que virá com um motor diesel V6 de 240 cv de potência. O bloco em questão é emprestado da Audi (integrante do mesmo grupo), assim como a transmissão automática S Tronic, de seis marchas. Ainda não confirmado para os EUA, o Cayenne diesel terá preço base de 47 250 euros na Europa, cerca de R$ 160 000.



Outra que aderiu à onda diesel foi a Jaguar. Também para o velho continente, a montadora revelou o XF diesel S. Movido por um 3.0 turbodiesel de 275 cv, faz 0 a 100 km/h em apenas 5s9 e tem velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h, segundo dados de fábrica. A adesão de marcas esportivas ao diesel é uma amostra de que a demanda do consumidor (no caso, o europeu) por combustíveis mais econômicos e amigáveis ao meio ambiente é cada vez maior. Diante disso, nem mesmo as marcas de luxo podem fugir dessa tendência.



A grade dianteira do esportivo foi substituída por uma nova, de cor preta. Os bancos e o painel das portas receberam novos revestimentos, com acabamento de couro escocês. Dando um ar de sofisticação, as luzes do painel de comandos e as de cortesia nas portas agora contam com um agradável tom de azul. No console, os apliques de madeira foram substituídos, por outros na cor preta.

A suspensão foi rebaixada 30 mm na dianteira e 25 mm na traseira e com menor altura em relação ao solo, o esportivo possui melhor dirigibilidade. O motor 2.7 l diesel está com duas opções de reprogramação. A primeira, com pequenas mudanças na ECU, oferece mais 30 cv de potência ao veículo, totalizando 237 cv. A segunda, com uma reprogramação total da ECU, ganhou mais 51 cv. O consumidor ainda tem a opção de comprar as novidades de acabamento e manter o motor original de fábrica.

Completando o trabalho, o veículo ainda ganhou sistema de freios melhorado, escapamentos de 90 mm, novas rodas de 20”, e um novo conjunto de pneus.




Ecurie produz versão do Jaguar para as ruas

A preparadora de carros de competição Ecurie Ecosse é responsável por dois dos Jaguar mais rápidos construídos para as pistas. Agora, honrando sua tradição, a empresa escocesa desenvolveu uma nova versão baseada no Jaguar XF, só que para as ruas.



Dentre as alterações, temos o motor com duas versões distintas de preparação e o interior, com novo acabamento, que conferem ao modelo mais elegância e exclusividade. O desempenho está mais esportivo, mas o modelo não perdeu o ar “classudo” que é típico da marca inglesa.

Nenhum comentário: